Como parte da estratégia de investimento social da TotalEnergies, o projecto Catalisa está criando novas oportunidades para produtores e jovens em Cabo Delgado, Moçambique, por meio do desenvolvimento económico inclusivo liderado pelo sector privado. Ao apoiar o desenvolvimento de empresas agroindustriais fortes e desenvolver as habilidades dos jovens, o projecto está catalisando o aumento do investimento, renda, empregos locais e a criação e crescimento de negócios autossustentáveis, tendo impactado mais de 8.193 indivíduos até a data. Ao longo do período de 5 anos (2018-2022).
Desenvolvimento do agronegócio
Catalisa está a trabalhar com pequenos agricultores e 17 grandes parceiros do agronegócio para incentivar e acelerar a produção comercial de hortícolas e aves em Cabo Delgado para aumentar os rendimentos e criar novos empregos.
Horticultura
Aproximadamente 15,000 agricultores produzem vegetais na província de Cabo Delgado, a maioria dos quais cultivam numa área de menos de 1 hectare de terra. No entanto, a qualidade, consistência e confiabilidade dos produtos frescos são inadequadas para atender a demanda atual e projetada.
Catalisa presta serviços de assessoria empresarial, assistência financeira para financiar o crescimento dos negócios de agricultores e agregadores, e assistência técnica e financiamento para pequenos agricultores integrados à cadeia de abastecimento.
Na componente hortícola, Catalisa está a desenvolver um modelo de negócio inovador, replicável e inclusivo para a produção comercial de hortícolas por pequenos agricultores que possam servir o mercado de Cabo Delgado. Este modelo de negócios inclui agregadores comerciais ou parceiros do agronegócio, e pequenos produtores, atuando como cultivadores subcontratados ou produtores independentes, com potencial para transformar os principais sectores agrícolas em toda a província.
Avicultura
Dentro da cadeia de valor da avicultura, Catalisa está a trabalhar com empresas de produção locais e parceiros do sector privado para produzir ovos e aumentar a produção de frangos de corte, já que os produtos avícolas se tornaram a fonte mais importante de proteína animal em Moçambique.
Atualmente, dois modelos estão sendo implementados como parte do componente avícola:
- Um modelo envolve um grande produtor localizado na zona urbana de Pemba, que produz ovos e galinhas, mas também agrega a produção de outros reprodutores;
- E o outro modelo envolve produtores rurais, que vendem ovos dentro de suas comunidades, vendendo o excedente para as cidades.
Esses modelos possibilitam a criação de uma oferta local constante de ovos, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da cadeia de valor da avicultura, contribuindo para a melhoria da nutrição na comunidade e aumentando a capacidade de distribuição dos fornecedores locais.
Jovens
O programa de formação Catalisa Youth, implementado pela subcontratada Azul Consultoria em parceria com a TechnoServe, tem como objectivo desde o seu início formar mais de 1.000 jovens no distrito de Palma, Cabo Delgado, para se tornarem agentes económicos valiosos, cidadãos engajados e líderes responsáveis. Até o momento, o programa formou 504 jovens, mas as actividades foram alteradas devido à insegurança na Região. Antes dos ataques em Palma, ocorridos em 24 de março de 2021, o programa usava um modelo inovador de treinamento e orientação de habilidades para jovens que se concentrava no desenvolvimento de habilidades para a vida, habilidades empreendedoras e habilidades vocacionais.
O currículo do programa foi desenvolvido especialmente para o contexto de Palma, com implementação em módulos sobre:
- Habilidade de vida
- Empreendedorismo
- Empregabilidade
- Língua Inglesa
- Tecnologias de Informação, com temas transversais como Comunicação e Género
O curso de três meses foi seguido de 9 meses de tutoria personalizada para os melhores estudantes, bem como de apoio de pós-graduação para todos os licenciados interessados.
Catalisa ainda se sente responsável pelos 504 jovens que participaram no programa de formação, e que ainda estavam a receber apoio pós-formação até ao ataque em Palma. Por conseguinte, o projecto concebeu um novo plano, que inclui serviços de seguimento pós-ataque, centrado na criação de impacto através da integração dos jovens na força de trabalho local, através de ligações a empregos ou estágios. O projecto está agora a colocar jovens licenciados em empregos ou estágios, quer dentro de Cabo Delgado, quer fora da província. Estes jovens já receberam formação e demonstraram o potencial de serem participantes activos na força de trabalho, se lhes for dada a oportunidade. Ao ajudar na colocação de emprego durante este período difícil, o programa manterá o progresso que foi feito e honrará um compromisso assumido com os jovens para os ajudar a encontrar oportunidades significativas de subsistência.
A equipe de Catalisa jovens trabalha com vários parceiros para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, promovendo parcerias construtivas com comunidades vizinhas, o sector privado, outros prestadores de formação profissional e técnica, e instituições governamentais.
Para além de apoiar os jovens no acesso ao mercado de trabalho ou estágios, Catalisa financiou os planos empresariais de jovens empreendedores, novos ou que tinham recebido financiamento em Palma mas que perderam os seus negócios devido ao ataque.